26.4.06

A lula gigante e seus tentáculos

Por um momento penso que estamos todos em um conto de Julio Verne, em que uma lula gigante estende seus enormes tentáculos sobre tudo que alcança. Deu hoje na "Folha de S. Paulo": PT se une a CUT, MST e UNE para defender Lula.

A lula em questão ainda era apenas um molusco cefalópode pequenininho quando estendeu seus tentáculos sobre o movimento sindical. Fundou um partido e, igualmente, repousou outro enorme braço sobre ele. Com todos os seus amigos tubarões ocupou a presidência da República. Foi então que os tentáculos se multiplicaram e engrossaram.

A CUT, o MST e a UNE são, supostamente, movimentos que deveriam representar a opinião e os anseios de segmentos importantes do povo brasileiro. As entidades , no entanto, desenvolveram com a lula gigante um tipo de relação que na natureza leva o nome de comensalismo. Ela acontece quando duas espécies criam uma relação de dependência; e um depende do outro para sobreviver.

Seria compreensível que estes movimentos, pelo que representam na história do país, se mobilizassem pelo reestabelecimento da ética, refutando politicalhas de esquerda, centro ou direita. Seria compreensível que fizessem um movimento pelo voto nulo, mas não que se posicionassem a favor de tudo que está acontecendo, apontando uma pretensa articulação das "elites golpistas".

Poupam a lula, que é cega, surda e muda. Sequer notou seus tentáculos avançando sobre os Correios, Caixa Econômica e Banco do Brasil

Agora eu pergunto: com que dinheiro essas instituições vão viajar, comprar camisetas e faixas para sua mobilização? Provavelmente com o nosso suado dinheirinho, que enviamos para a lula gigante a cada vez que abastecemos o carro ou compramos um pacote de açúcar no supermercado.

É um claro exemplo de que sociedade civil organizada não representa necessariamente o povo. Todos os movimentos acima citados nasceram legítimos, mas estão rifando suas histórias de luta em favor de um lugar garantido sob os tentáculos aconchegantes da lula.

0 comentários: