23.8.08

Diário do Algarve

Verão, sol e praias têm um sinônimo em Portugal: Algarve. Trata-se de uma região ao sul do país (veja o mapa ao lado), banhada pelas águas do Atlântico, mas favorecida pela vizinhança com o Mediterrâneo. Durante quatro dias nós percorremos algumas das melhores praias do litoral do Algarve, até as proximidades da fronteira com Espanha.

A trip começou na Praia da Luz, que ficou famosa pelo desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann. De Lisboa até esta pequena mas bonita praia são aproximadamente duas horas e meia de carro.

O idioma mais ouvido por lá (como tem sido em boa parte oeste do Algarve) é o inglês. Os turistas ingleses, bem como os companheiros irlandeses são maioria, apesar de que os espanhóis também são bastante representativos. Eles não só passam férias como mantém segunda residência nesta região do Algarve.

Apesar do calor (por volta de 30 graus), tenho que registar que a temperatura da água não é das mais convidativas. Nós já tínhamos levado um susto com o gelo da água nas praias próximas de Lisboa.

A Praia da Luz, com sua mistura de línguas estrangeiras

As águas do Algarve são ligeiramente melhores, mas ainda bem frias. Pelo menos não fomos só nós que achamos. Era só olhar para a expressão das pessoas ao entrar na água. Segundo ouvimos depois, trata-se do movimento das marés e que em geral o mar não é tão gelado.

Bem ao lado da Praia da Luz, na cidade de Lagos, está a Ponta da Piedade, onde fizemos um passeio de barco fantástico. Depois de admirar os despenhadeiros, é preciso descer um longo caminho de degraus e acertar com os pescadores uma visita as grutas da região. Elas são de uma beleza que para descrever é melhor mostrar com as fotos abaixo:

A longa escadaria que nos leva aos barcos e a beleza da região da Ponta da Piedade, em Lagos

O almoço do segundo dia foi na cidade de Portimão e o jantar em Almancil. A comida é outro ponto positivíssimo de Portugal, onde come-se peixes, lulas e camarões (este último não é para o meu bico, já que tenho alergia) fresquinhos. Passamos a noite na Quinta do Lago, um dos lugares com o metro quadrado mais caro do Algarve. Graças ao nosso chefe, que nos acolheu. Gente boa ele, viu!

No dia seguinte seguimos para Tavira e nos hospedamos na vila de Cabanas. Foi nesta praia – que para ser alcançada é necessário atravessar um rio - que encontramos a água com temperatura mais elevada. Para estes lados já diminui um pouco o número de estrangeiros e ouvimos português com mais frequência. Outra diferença sentida é diretamente no bolso, já que o valor de alguns serviços (como o hoteleiro) cai pela metade.

Todo o agito da noite de Tavira

Tavira é uma cidade antiga, medieval. Além da beleza de seu centro histórico, destaca-se pela agitação noturna em sua praça central. E dá-lhe comer!

No último dia da trip rumamos para Praia Verde, pertinho da borda com Espanha. Essa praia tem tem esse nome por causa das algas que dão essa coloração a água (também gelada pra car***lho!!!). Curtimos um dos melhores dias em termos de temperatura e pegamos a estrada em direção à Lisboa. Antes, fizemos ainda uma parada na vila de pescadores de Cacela Velha, onde também uma outra Prainha muito convidativa.

Uma trip para fechar o verão (e olha que ainda temos mais umas semanas de calor pela frente) com chave de ouro!

Ieda na Praia Verde. Repare na coragem da rapariga ao fundo para entrar na água!

1 comentários:

Ana disse...

Lindas as fotos, Daniel! Estava bem curiosa para ver, pois já tinha tido uma prévia no orkut da Ieda!
Beijo grande