29.3.08

Muita neve em Kitzbuhel

No Brasil a gente sempre pode se orgulhar de ter verão praticamente o ano todo. Mas em alguns países da Europa também existe algo muito bacana que são as estações bem definidas: com sol de trinta e poucos graus no verão e neve no inverno. A gente já tinha experimentado o calor europeu nas praias da Grécia e agora tinha chegado a hora de curtir o frio. E sabe o quê? A neve garante tanta diversão quanto uma boa praia!

Ieda em Kitzbuhel: charme e esportes radicais (respectivamente)

Depois de um dia chuvoso em Munique, pegamos a estrada em direção à Áustria. Já no caminho, os pingos de chuva foram ficando mais grossos até se transformarem em gotas de gelo. Conforme iamos avançando em direção aos alpes da Alemanha, as gotas foram ficando mais leves até que se transformaram em... neve! Daí foi um passo para tudo ficar branquinho pela estrada.

Dia de muita neve em Kitzbuhel: era tudo que a gente queria!

Foram mais ou menos umas três horas dirigindo por vilarejos no meio dos alpes até chegarmos em Kitzbuhel, uma das principais estações de esqui da Europa. Na verdade foi uma verdadeira - com o perdão da palavra - cagada ter escolhido este lugar.

Nós estávamos doidos para conhecer neve e não sabíamos por onde começar. Cogitamos várias vezes o Leste Europeu por conta dos custos mais baixos. Mas a dificuldade para fazer a reserva (até nos hotéis era difícil achar quem falasse inglês) acabou nos empurrando para a Áustria. O que foi ótimo!

Os teleféricos subindo quase 2 mil metros de montanha

Kitzbuhel é um vilarejo lindo, medieval, que abriga grandes competições de inverno. É o destino predileto de muita gente com grana. E não é para menos. Esportes na neve são muito divertidos, mas também são um hobbie caro. Quatro dias que ficamos por lá foram suficientes para tostar meses de economia com passagens, hotel, aluguel e aulas de esquis etc.

Descida do Hahnenkamm é coisa para profissionais

Mas cada centavo valeu a pena. E como valeu. Assim como os tombos tentanto esquiar. A coisa não é fácil, mas diverte e garante uns micos. Andar com as botas que encaixam nos esquis é tarefa árdua. Mas no segundo dia de aulas a gente já estava conseguindo alguns bons resultados. Em breve posto um vídeo com essas micagens.

Parece besteira comentar, mas todo mundo tem curiosidade em saber se realmente é frio quando se tem neve. Mas na verdade não. Para ser sincero, senti até menos frio do que em Dublin, com a mesma temperatura. É lógico que é preciso roupas adequadas, principalmente impermeáveis.

Para mim o limite foi a foto antes de voltar. Andando, claro

No primeiro dia tivemos até sol (que refletido na neve queima a pele). Mas já no último nevou para valer e Kitzbuhel amanhaceu completamente branca. O único porém é que deixamos para este dia subir no Hahnenkamm, uma montanha com quase 2 mil metros de altura e não deu para ver nada por conta da neblina. Mas ainda assim valeu o passeio de teleférico e a oportunidade de ver muita - mas muita - neve.

0 comentários: