5.1.08

I amsterdam

Fomos bem alí para o reveillon deste ano. Um voo curtinho de uma hora e meia entre Dublin e Amsterdã, mas muita coisa diferente. Amsterdã é tudo o que já tinha ouvido falar. Talvez até mais em época de festa. Dentro do limite do possível a cidade era um ambíguo caos mais ou menos organizado.

A paixão dos holandeses por bombas faz com que as nossas festas juninas pareçam reuniões de ioga. Cada cidadão gasta em média 200 Euros com fogos de artifício para uso particular durante o período do reveillon. O resultado é barulhento. E destrutivo. Um dia estávamos passeando por uma rua e vimos um sujeito colocando uma bomba em uma árvore. Pensamos que seria só barulho. Mas o brinquedinho destruiu metade da árvore e derrubou as bicicletas em volta. O tuiiiiimmm no ouvido durou uns bons minutos.


Depois da meia noite no dia 31 Amsterdã parecia uma cidade sem lei. Os policiais nas ruas eram poucos. Bombas explodindo em todas as partes e pessoas explodindo seus joints também. Não é o que acontece no dia-a-dia. Pode-se comprar e fumar maconha nos coffee shops e também não há nenhum problema em fumar nas ruas, porém a regra de boa conduta manda que se faça fumaça em lugares menos movimentados, como parques. Mas durante a festa do reveillon haviam exceções dentro das exceções.

No final, os noventa minutos que separam Dublin de Amsterdã se mostraram suficientes para transformar quatro dias em muita diversão e cultura. Porque a cidade é sinônimo de diversão. Mas também tem cultura com alguns dos melhores museus da Europa e passeios históricos pelos canais que cortam a cidade. Em breve posto mais fotos, histórias e quem sabe até um vídeo.

0 comentários: