25.4.06

Paradoxo rural

Deu no blog do Perrone: "Toyota vende 90 caminhonetes na Agrishow". O Lucas observa ainda que, pelo jeito, a tão alardeada crise no campo não chegou a alguns setores. Na minha avaliação, nunca houve crise. O que existe são empresários que se acostumaram com o toque dourado da soja. Tudo o que o grãozinho tocava virava ouro.

Agora, com dólar em baixa, é difícil acreditar que os produtores estejam exatamente passando necessidades. Bem...é possível que alguns deles não consigam enviar os filhos à Disney neste ano, mas nada que não possa ser superado.

Em um país em que as pessoas continuam morrendo nas filas de hospitais, índios morrem de fome e domésticas são mantidas por 3 meses na cadeia por furtar um pote de margarina (enquanto bandidos são beneficiados com habeas-corpus preventivos) é ridículo empresários protestarem nas portas dos bancos montados em suas caminhonetes importadas.

Antes que a primeira colheitadeira avance sobre mim, é preciso deixar bem claro que é impossível deixar de reconhecer o trabalho do setor para o crescimento do PIB, os avanços no setor de pesquisas etc etc etc. O que falta é cair a ficha que aquela bolha estourou e que adaptações são necessárias. O Brasil só é como é porque todos nós crescemos acostumados a olhar apenas para o próprio umbigo.

0 comentários: