16.5.06

Entreguem a Copa do Mundo para ONU

Observando a onda de violência em São Paulo deu uma vontade súbita de sumir do país, mesmo não estando em São Paulo. Isto só piorou conforme fui vendo as declarações malucas do governador Cláudio Lembo, que chegou ao absurdo de dizer que nada deu errado e que sabia o que iria acontecer, mas que mesmo assim não tomou nenhuma medida para impedir que dezenas de inocentes fossem mortos. Quando ele negou a ajuda do governo federal tive a certeza que, na verdade, gostaria de estar fora do planeta.

Depois, refletindo sobre tudo o que vem acontecendo no país, pensei que é uma tristeza tudo ser esquecido daqui pouco menos de um mês, quando começam os jogos da Copa do Mundo. Enquanto muitas mães estarão ainda lamentando o trágico dia 14 de maio; enquanto muitas pessoas estarão morrendo em filas de hospitais; enquanto milhares de recursos públicos estarão indo para os bolsos de mensaleiros, nós estaremos todos torcendo pela nossa seleção canarinho, rumo ao hexa.

Foi então que ocorreu-me a seguinte idéia: podia a Copa do Mundo sair das mãos da Fifa e passar a ser organizada pela ONU. Haveria, no entanto, uma mudança significativa na maneira como os países se classificariam para o Mundial: poderiam apenas disputar a Copa os países que apresentassem índices satisfatórios de alfabetização, saneamento básico, segurança pública...enfim, que demonstrassem que conseguiram melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Pode ser que desta forma o Brasil, mesmo tendo o melhor time do mundo, ficasse fora de uns dois mundiais. Mas com certeza haveria uma mobilização social nunca vista nesta país, sem distinção de cor, religião ou classe que mudaria a forma como nossos políticos encaram os seus eleitores. Pode ser também que assim todos nós saíssemos da inércia que nos aflige diante de tantos escândalos e, agora, a violência sem precedentes.

Mexeram com nossos bolsos e nada adiantou. Nos colocaram nariz de palhaço diante do escândalo do mensalão e nada aconteceu. A falta de políticas públicas está expondo nossas famílias à brutalidade do crime organizado e nada fazemos. Só restou mexer na dita "paixão nacional" para ver se conseguimos mudar alguma coisa neste país.

0 comentários: