18.5.06

O rei caolho

Dia desses coloquei aqui um post em que defendia o direito de Evo Morales tentar fazer alguma coisa pelo seu país. Depois disso, em uma discussão com um amigo sobre as nossas relações na América Latina lamentei o fato da imprensa selecionar o que devemos ou não saber sobre nossos hermanos.
Hoje, na Folha de S. Paulo, me deparei com uma notícia pouco usual na imprensa brasileira: "Venezuela registra crescimento de 9,4% em sua economia no 1º tri". Em geral tudo que chega até nós sobre a Venezuela é negativo - do comportamento de Hugo Chaves a condução de suas política interna e externa.

Além da informação do título, a matéria da Folha traz ainda os seguintes dados sobre a Venezuela:

  • O setor de comunicações registrou aumento de 28,1%;
  • O comércio teve expansão de 21%;
  • O setor de construção cresceu 21,2%;
  • Redução na taxa de desemprego, que caiu 10,1% em março;
  • A indústria manufatureira registrou uma elevação de 9,4%.

As críticas à Venezuela geralmente vêm acompanhadas por comentários de que o governo lucra muito com os petrodólares e a população continua muito pobre. Mas a matéria da Folha traz ainda os seguintes dados:

- Analistas do banco de investimentos JPMorganChase estimam que o governo Venezuelano tenha aumentado os gastos do governo no setor social em 70% no primeiro trimestre deste ano, depois de já ter incrementado os investimentos nessa área em 43% no mesmo período do ano passado.

Os mesmos analistas avaliam que os investimentos sociais somente aconteceram porque Hugo Chavez será candidato nas eleições de dezembro. Em se tratando de política, não é nada que devemos estranhar. O presidente Lula também será candidato em outubro, está em franca campanha e nem por isso o Brasil teve a metade dos resultados da Venezuela.
Nós temos os olhos diariamente furados por segmentos da mídia que possuem o interesse que permaneçamos caolhos sobre o que acontece com os nossos vizinhos. Mas a tendência das novas lideranças da América Latina tem demonstrado que não basta ter apenas um olho para ser rei.

0 comentários: