20.6.06

Porque Lula vai se reeleger

Há algum tempo está claro que Lula vai se reeleger. Quase dois anos de escândalos não foram suficientes para que ele deixasse o primeiro lugar nas pesquisas. Ensaiou uma queda no auge da crise, quando o adversário era José Serra, mas recuperou-se em função do bom desempenho da economia, das viagens pelo país e das bolsas assistencialistas. Além disto seu atual principal adversário (que não apresenta nada de novo) não decola nem com reza braba.

São motivos importantes, mas não serão por causa deles que Lula vai se reeleger. Ele vai se reeleger porque o povo não está nem aí se estão metendo a mão no dinheiro público ou não. É aterrador, mas a verdade é que a falcatrua, a malandragem e o jogo do leva mais quem é mais esperto está enraizado na mentalidade das pessoas.

Recentemente aconteceram duas situações comigo que demonstram o quanto as pessoas estão se lixando para os direitos do próximo. Na primeira vez estava eu na fila que todos os funcionários do andar enfrentam para "bater" o ponto. No momento em que havia apenas uma moça na minha frente para assinar o cartão, um cidadão achou por bem cortar a fila. Reclamei e como resultado quase levei uma bifa do colega, que ainda era valentão.

A segunda situação aconteceu na fila para entrar nos elevadores aqui da Câmara dos Deputados. Uma senhora (não tão senhora que possa ser chamada de idosa), fisicamente perfeita, achou por bem cortar uma fila que tinha bem uns 10 metros. O funcionário da Câmara bem que tentou convencê-la a entrar na fila como todos, mas acabou ouvindo uns desaforos da cidadã. Não me contive e reclamei dentro do elevador lotado, qua já fechava as portas. Resultado: tirando uma pessoa que me apoiou, o restante defendeu a atitude da furona.

O exemplo das filas é como um vírus microscópico. Todo mundo acha insignificante mas, juntos, fazem um tremendo estrago no organismo. As pessoas que acham normal furar uma fila são as mesmas que atravessam o sinal vermelho e matam pedestres ou que chegam ao poder e consideram normal desviar dinheiro público dos velhinhos do INSS.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ainda é cruel - apesar das evidências - acreditar que o brasileiro incorporou de vez ao seu caráter toda a escória da humanidade. Prefiro crer que o resultado vergonhoso predestinado para as próximas eleições ainda seja resultado da despolitização histórica deste povo, somado a sua cultura conformista e pacifista de acreditar que a natureza de todo político é ser ladrão.