13.7.07

A saga dos sem conexão

Um mês depois de frustradas tentativas de me conectar a internet estou novamente na web. Aqui a onda são os sistemas wireless, que prometem nada menos que o céu: um pequeno modem embalado numa caixa bacaninha, que você traz para casa, conecta ao seu computador e tchanam! Você está na rede mundial de computadores. Mas não é beeem assim.

O meu amigo, com quem dividimos o apartamento, já tem uma conexão desse tipo. Então combinamos que eu compraria só um router para dividirmos o sinal com a vantagem de poder levar o laptop para qualquer canto da casa. O problema é que ele esqueceu de dizer o quanto o sinal era fraco e que mal o atendia quando ele usava sozinho. Além disso surgiram alguns problemas de portas com router...enfim, o resultado pode ser conferido por quem tentou trocar meia dúzia de palavras com a gente pelo MSN.

Cliente insatisfeito volta na loja com o router de baixo do braço (quase 20 dias depois). O vendedor, num sinal de boa vontade, topa trocar o router por uma dessas conexões wireless. Eu trago para casa então a amaldiçoada Irish Broadband, da qual já havia ouvido falar horrores.

Mas sem lá muitas opções, topei. Sigo as instruções do manual (que de tão fácil nem CD de instalação tem), conecto o aparelho no computador e...nada. Ligo na assistência técnica da Irish Broadband e o técnico me pede, na maior cara de pau, para passear pela casa com o laptop e modem pra ver se eu encontro o sinal!!! Claro que nem me mexi. Vai que encontro o sinal do lado da privada, no banheiro...seria meu endereço fixo de internet. Resultado: não tive sinal para sequer fazer o registro online.

Cliente insatisfeito volta na loja com o modem de baixo do braço (quase dois dias depois). Dessa vez queria meu dinheiro de volta, mas depois de ter ficado quase vinte dias usando o router e devolvê-lo com a caixa numa condição não lá muito comercializável, os caras não toparam. Achei o argumento até razoável. Terceira opção: adquirir um modem da 3G, que funciona com sinal de celular. Nova e revolucionária tecnologia pelo dobro do preço, apesar da mensalidade ser mais mais barata e oferecer o dobro de velocidade. O problema é que precisa de vários documentos, entre eles um extrato bancário que você tem que ir na sua agência, solicitá-lo e esperar uma semana para receber em casa!

Nesse meio tempo até cogitamos outras opções como uma broadband via cabo ou linha telefônica, mas outros problemas surgiram como contratos longos ou documentações difíceis de serem atendidas por quem está fora de seu país.

Depois de esperar ansiosamente o extrato do banco, finalmente pudemos trazer aquele que seria a solução dos nossos problemas. Claro que não funcionou direto, porque o sistema tinha algumas limitações com o Windows Vista. Tive então que baixar alguns drivers no computador do meu amigo, instalá-los e esperar 12 horas (!!!!) para o modem reconhecê-los. Tranquilo. As vezes a gente acha as coisas no Brasil lentas ou difíceis mas essa não é a primeira demonstração do quanto alguns serviços irlandeses podem lhe tirar do sério.

0 comentários: