20.1.08

O primeiro Escobar no Brasil?

Faz algum tempo encontrei essa matéria da Época e depois a perdi. Reencontrei-a novamente e finalmente publico no blog. É bem interessante, porque trata-se, talvez, de um antigo parente meu envolvido diretamente no descobrimento do Brasil. Ou ainda, quem sabe, o primeiro Escobar a colocar os pés em terras brasileiras e, de um encontro com uma índia resultar em outros "Escobares", entre eles...eu.

O piloto que conduziu Cabral ao Brasil



Pero de Escobar era um veterano da rota da Índia


Eduardo Bueno

Dos 1.500 homens que faziam parte da esquadra com a qual Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil se conhece o nome de não mais do que 25. Todos eles, como talvez não seja difícil supor, possuem uma história pessoal bastante interessante. Poucos, porém, foram tão importantes para os destinos da esquadra quanto o piloto Pero de Escobar. Um dos navegadores mais respeitados de seu tempo, Escobar pilotava a nau sota-capitânia cujo comandante era o espanhol Sancho de Tovar. Junto com Afonso Lopes, piloto da nau capitânia, Pero de Escobar era o principal responsável pelo comando técnico da missão. Veterano de inúmeras expedições, conhecedor da manobra designada como "volta do mar", Escobar estava qualificado para a tarefa.

Seu nome - aliás controverso: Pero de Escobar? De Escolar? De Escovar? - surge nas crônicas pela primeira vez em 1471. Naquele ano, junto com João de Santarém, Pero foi contratado pelo mercador Fernão Gomes para navegar pela costa da Guiné. Dois anos antes, Gomes havia "arrendado" da Coroa os direitos de exploração do litoral africano. A primeira viagem de Escobar e Santarém trouxe resultados extraordinários: eles teriam descoberto a Costa da Malagueta (uma espécie de pimenta), uma mina de ouro e as ilhas de São Tomé, Ano Bom e Santo Antão (mais tarde Príncipe). Entre 1482 e 1485, Pero de Escobar acompanhou Diogo Cão nas viagens que levaram à descoberta da foz de um "rio poderoso", o Congo (hoje Zaire). Cão gravou sua passagem pelo local com inscrições numa rocha - e o nome de Pero de Escolar (sic) aparece logo abaixo do seu. A chamada "pedra de Ielala" foi redescoberta em 1883.

Doze anos após a descoberta do Zaire, Pero de Escobar partiu novamente para o mar, dessa vez como piloto da caravela Bérrio, capitaneada por Nicolau Coelho e uma das que faziam parte da frota comandada por Vasco da Gama. Assim sendo, Escobar foi um dos descobridores do caminho marítimo para a Índia - onde, em companhia de Coelho e Gama, aportou em maio de 1498. Junto com Coelho, Pero de Escobar foi o primeiro a retornar a Lisboa, em 10 de julho de 1499, com a notícia mais aguardada da história da expansão ultramarina. Como todos os homens que tomaram parte naquela viagem, Escobar recebeu uma considerável recompensa, na forma de pensão vitalícia. Ainda assim, sua contribuição ao ciclo de descobertas portuguesas não estava encerrada.

A primeira medição da nova terra


No dia 9 de março de 1500, Pero de Escobar tornou a zarpar de Lisboa. Era o piloto mais experiente entre os 13 escalados para conduzir a maior frota já enviada para singrar o Atlântico. Três anos antes, ele fora um dos homens que haviam visto aves marinhas voando em direção ao Oeste, no rumo do Brasil. Quando as aves reapareceram, Escobar pode ter sido um dos que sugeriram que a esquadra averiguasse a existência de novas terras na margem ocidental do Atlântico. No entardecer do dia 22 de abril, essas terras foram avistadas. Cinco dias mais tarde, em companhia do astrônomo mestre João, Pero de Escobar mediu, com o auxílio de um astrolábio, a latitude do território recém-descoberto. O resultado foi "aproximadamente" 17º de latitude Sul. Uma medição bastante precisa: Porto Seguro se localiza a 16º 21' 22".

1 comentários:

Escobar disse...

hahahaha, muito boa a resportagem!

Quer dizer que esse tal Pero é o responsável pela Escobarzada toda? Dá-lhe, tatatatatatataravô!!

Abração,
Henrique, o Escobar