24.4.08

A redescoberta do Brasil

Na terça-feira foi aniversário do descobrimento do Brasil e tinha planejado um post a respeito, que acabou passando. Afinal, essa é a primeira vez que "comemoro" o descobrimento do lado de cá e tal. Mas no final de contas, a gente mal lembra dessa data, já que dia 21 é Tiradentes e todo mundo está muito mais preocupado é com o feriado mesmo.

Por aqui também não houve lembrança alguma ao fato que eu tivesse visto. No jornal, nenhuma notinha de rodapé. Não que tenha realmente sentido grande falta, já que as terras descobertas pelos portugueses há 508 anos é notícia quase todos os dias por aqui. Seja por causa da imigração, do turismo, do futebol, do acordo ortográfico etc. O Brasil é sempre notícia em Portugal.

O que nos chega de Portugal é muito, mas muito pouco, perto da influência brasileira por aqui. Fiquei espantado com a quantidade de telenovelas, por exemplo. É praticamente o dia todo. No horário nobre, as novelas que estão sendo apresentadas no Brasil. Na tarde, reprises como Terra Nostra.

É um movimento interessante, já que tudo que somos em termos de cultura, arquitetura, política e até esperteza devemos a Portugal. Por outro lado, me parece que todos os dias nossos irmãos aqui redescobrem o Brasil de uma forma diferente, tanto naquilo que a gente tem de melhor para oferecer, quanto nas coisas que nós, brasileiros, não cansamos de nos envergonhar.

0 comentários: