29.6.08

Doze horas de fotografia

Ontem participei de um projeto muito doido chamado Maratona de Fotografia Digital de Alfama. A idéia é a seguinte: durante doze horas os fotógrafos inscritos recebem temas que devem ser adequados ao bairro da Alfama, um dos mais tradicionais de Lisboa.

A Alfama é linda, com becos estreitos e ladeiras íngremes. Neste período do ano, quando acontecem as festas de Santo Antônio, há festejos pelas ruas e as pessoas colocam pequenas churrasqueiras em frente de suas casas, onde assam a sardinha. Ouve-se o fado por todos os lados.

Os temas são fornecidos de dois em dois. Os pontos de coleta são distribuídos ao longo do bairro e somente quando você recolhe sua tarefa é que saberá qual é a próxima tarefa e o próximo ponto. E assim vai, do meio-dia até a meia-noite. Entre os temas deste ano foram propostos Sons do Bairro, Jardins Suspensos, A marcha do Tempo, entre outros.

A idéia é bem legal. No final do dia, todos fazem os downloads na própria organização. Portanto, ninguém tem tempo de retocar um contraste sequer em suas fotos. O problema é que como o próprio nome diz, trata-se de uma maratona e não de 100 metros! Ou seja: haja fôlego.

Abaixo estão algumas das fotos que produzi durante a Maratona, mas nenhuma delas está concorrendo. Caso alguma das minhas fotos seja escolhida, ela entrará no site da organização. Daí eu conto por aqui. Caso não entrem, já terá valido a pena por este dia lisboeta na Alfama.




0 comentários: