25.6.08

Turco desde pequenininho

Hoje sou turco desde pequenininho. A Turquia enfrenta hoje a Alemanha pelas semi-finais do Euro 2008. Quem me conhece sabe que não sou lá dos mais fervorosos fãs de futebol. Mas quando seleções nacionais estão jogando a coisa muda de figura. Torci com gosto por Portugal, que foi eliminado nas quartas de final pela mesma Alemanha que joga hoje com a Turquia. É...eu sei que eu sou meio pé-frio.

De qualquer jeito, não deixo de torcer hoje pela Turquia. Em primeiro lugar, porque sempre que há dois times jogando que eu não tenho nada a ver, a tendência é torcer para o mais fraco. O segundo motivo é que - preconceitos à parte - alemão é um tipinho bem arrogante. Eu evito formar conceitos de nacionalidades baseados em constatações empíricas limitadas, mas nesse caso é diferente.

Explico: em Dublin, por exemplo, a gente tem contato com pessoas de várias partes do mundo. E muita gente reclamava de chineses e poloneses (que constituem uma das maiores massas de imigrantes em Dublin), mas fiz bons amigos destas nacionalidades. E também conheci gente nem tão legal destas nacionalidades. Trocando em miúdos: existem boas pessoas e tranqueiras de qualquer nacionalidade.

Da mesma forma, acho que assim são os alemães. Tem gente boa e tem gente ruim. Mas eu tenho uma idéia pela maioria dos alemães que conheci (e também os que não conheci quando estive na Alemanha, porque eram arrogantes demais para serem conhecidos) de que os germânicos são uns chatos de carteirinha. Tenho a impressão que isso é reforçado pelo próprio idioma que faz com que os alemães, mesmo quando recitando um poema, pareçam estar lendo um tratado de guerra.

Enfim, justificada a minha torcida de hoje espero ver a Turquia nas finais do Euro. E a Alemanha de volta para casa (e conseguir, além de tudo, uma vingança para Portugal).

Atualização -26/06/2008 9:11 am : Para variar prevaleceu meu pé-frio. A Turquia perdeu em um jogo em que merecia ganhar (verdade, lutou pra caramba). Hoje tem Russia e Espanha. Agora qualquer um dos dois que ganhar e der um pau na Alemanha na final ta valendo.

0 comentários: