15.7.08

Volta, macaco Tião!

Olha só: tem uma matéria no jornal O Globo de hoje que mostra o quanto o Brasil precisa da volta de candidatos honrados como o saudoso macaco Tião. Este símio exemplar foi lançado pela turma do Casseta & Planeta a prefeito do Rio de Janeiro em 1988. E não fez feio não. Ele teve mais de 400 mil votos e ficou em terceiro lugar no pleito.


Mas então. Segundo a reportagem de que eu falava, o senador Marcelo Crivella (aquele que colocou o Exército numa favela e - como diria o bom capitão Nascimento -deu merda) queria subir um morro atrás de votos e teria sido desaconselhado por representantes dos moradores.

O problema é que os candidatos no Rio de Janeiro têm que pedir permissão antes de visitar algumas favelas dominadas por traficantes e por lideranças comunitárias/políticas. Pois bem. A comunidade que o senador Crivella queria visitar era a Favela Rio das Pedras. O negócio é que essa favela é base eleitoral do vereador Nadinho (DEM), que apóia a candidata a prefeita Solange Amaral (DEM).

Daí você pensa: é só divergência política...esse povo deve resolver as coisas como pessoas civilizadas que são. Só que a "capivara" do vereador Nadinho inclui uma prisão. Ele é acusado de mandar matar um inspetor de polícia e é suspeito de envolvimento com milicias que dominam o morro. Gente boa ele, né?

Bem, está mais que provado que, dependendo da circunstância, o povão elege até poste para cargo público. Pensando bem, um poste tem tantas utilidades, não mexe com ninguém... Deixa para lá o exemplo do poste. O povo elege qualquer porcaria mesmo. É o efeito colateral desse negócio que a gente chama de democracia.

A saída seria que as porcarias pudessem ser impedidas de se candidatar a um cargo eletivo.
Qualquer cidadão que tivesse uma prestação das Casas Bahia em atraso deveria ser impedido de se candidatar. Simples assim.

Até houve, neste ano, algum esforço por parte da Justiça Eleitoral para barrar os candidatos de ficha suja. Mas o que dizer quando o próprio presidente da República é contra uma medida para limpar as eleições no Brasil?

Chama o macaco Tião! Se não for suficiente, chama o rinoceronte Cacareco. É de candidatos honrados como estes que o Brasil precisa neste momento.

0 comentários: