8.8.08

Vergonha!

O assunto dos próximos dias aqui em Portugal não deve ser outro: a tentativa de assalto ao Banco Espírito Santo (BES), quando pessoas foram feitas reféns. Isso é algo bastante raro nas páginas dos jornais portugueses. Principalmente porque o episódio terminou em morte. Os bandidos eram dois brasileiros, para vergonha da comunidade de imigrantes em Portugal.

Coincidentemente, poucos dias atrás foi anunciado que os brasileiros constituem a maior comunidade estrangeira em Portugal. É muito comum as pessoas associarem ao Brasil coisas como samba, futebol, mulher e violência. O pior é que muitas vezes fazemos por merecer. As prostitutas brasileiras são famosas pela quantidade por aqui. Agora estamos exportando violência Made in Brazil.

Os dois imbecis resolveram assaltar uma agência que sequer costuma receber depósitos, portanto não havia o que ser roubado. Eles escolheram também uma agência no bairro do Campolide (que por acaso é onde eu moro), onde está uma penitenciária coalhada de policiais, que não demorariam cinco minutos para chegar ao banco a pé. Foi o que aconteceu. Acabaram encurralados. Resitiram e acabaram baleados. Um morto.

Algumas capas dos principais jornais de hoje em Portugal: portugueses não estão acostumados com essa violência e fazem bem em quererem manter a paz. Clique na foto para ver maior.

O que seguiram foram cenas deprimentes, com quase todo um quarteirão tomado pela polícia e os bandidos apontando armas para a cabeça dos sequestrados. Tudo transmitido ao vivo pelas tevês. É algo que os portugueses não estão acostumados. Não será de se estranhar o aquecimento dos debates quanto às regras de imigração, inclusive com posições xenofóbicas quanto ao assunto. Duvida? Então dê uma olhada em alguns dos comentários sobre a notícia em um dos maiores portais de Portugal, o Sapo.

Eu canso de dizer que há gente boa e gente ruim em todo lugar, independente de nacionalidade. Mas quando a banda podre começa a se destacar os bons pagam pelos ruins. É o que vai acontecer em breve em toda Europa a continuar se destacar o infame "jeitinho brasileiro" por aqui. Veja abaixo o momento da libertação dos reféns, quando os bandidos são baleados.



Este é um vídeo amador, que mostra a ação de outro ângulo:


1 comentários:

Ana disse...

É terrível depararmo - nos com fatos que denigrem a nossa já arranhada imagem!!!
Mas, no fim, Daniel, eu acho bom, porque, quando o cerco aperta o joio é devidamente separado do trigo!!!!
As pessoas boas ganham muito mais valor quando conseguem ser, através das leis e da fiscalização, separadas de uma massa supostamente ruim!
Não sei se fui clara...
De qualquer forma...violência, seja lá onde for, nunca é boa notícia!
beijo