16.9.08

O castigo dos políticos

Tenho acompanhado com curiosidade as eleições em duas cidades do Brasil: em Rondonópolis (MT) e na capital paulista. No primeiro município porque já trabalhei em uma campanha eleitoral por lá e sei o quanto é difícil. E em São Paulo por conta do estudo de caso que oferece.

Pelo que tenho visto na internet, frente ao crescimento do prefeito Kassab e a queda de Alckmin, este último resolveu atacar a atual administração municipal, que foi herdada do PSDB e é tocada em grande parte pelos tucanos que ocupam várias secretarias.

Todo mundo sabia que isso ia acontecer. Alckmin não é oposição, não é situação...ele é...uma COISA que ninguém sabe explicar. Nem seus marketeiros (o que chefiava já abandonou o barco), nem ele próprio. Começou com bons números e daí começou a despencar. Foi passado pela Marta (sinal da cruz) e pelo Kassab. Agora atira para todos os lados na esperança de ir para o segundo turno.

Foi uma burrice de Alckmin entrar na disputa pela prefeitura de São Paulo? Foi. Ele está dificultando a aliança entre PSDB e DEM para um eventual segundo turno e até no embate que haverá com o PT em 2010, como bem observa o Reinaldo Azevedo em seu blog. O PT agradece.

Por outro lado, que escolha tinha o picolé de chuchu? A proposta de Serra era de que Alckmin abdicasse de concorrer a prefeitura para apoiar Kassab. Em troca, Serra, de olho na indicação para concorrer a presidência em 2010, apoiaria Geraldo para o governo de São Paulo.

Ahãm...Então Alckmin, que já havia dado uma rasteira em Serra em 2006, iria topar ficar derretendo sem mandato mais dois anos para confiar justamente naquele em que ele deu um "chega pra lá". Ele preferiu não pagar para ver e mais uma vez peitou a cúpula do partido e conseguiu a indicação para concorrer a prefeitura na marra.

Não sei se o preço que ele pagará agora não será ainda mais caro, já que está reprisando o filme de 2000 (quando disputou a prefeitura de São Paulo, ficou em terceiro e viu Marta e Maluf disputarem o segundo turno - com vitória da primeira). Ou, ainda, corre o risco de ver Kassab vencer, aumentar seu capital político, trocar DEM por PSDB e ganhar o apoio de Serra para o governo do Estado em 2010. Jogo duro.

Diante disso eu só consigo pensar que eles se merecem. Um bom castigo para os políticos é condená-los a conviver com...POLÍTICOS. De eleição em eleição eles têm de conviver com promessas de seus colegas, tal qual fazem quando estão em campanha. É quando eles sentem na pele o quanto é duro ter que confiar...

1 comentários:

Ana disse...

E, quem paga é o povo!!!!
Porque, cá entre nós, independente do caráter de cada um, levando em consideração o histórico das gestões e a competência para o cargo máximo na prefeitura de São Paulo, Kassab e Alckmin apenas fizeram com essa cisão, fortalecer a relaxada e gozadora Martaxa!!!!!
Aqui, tudo o que vejo são pessoas desesperadas, a fim de fazer do seu voto o mais estratégico possível...
Parece até uma nação anti corinthiana!!!!!!
Eu mesma...deixei de lado a prioridade, que seria escolher o candidado que melhor me representa, para simplesmente tentar evitar que aquela (sinal da cruz 3 vezes) que mais defecou em minha cabeça tome novamente o poder...
De fininho, meu passaporte azul está em mãos, e aos poucos vou fazendo minha mala...O barco por aqui parece estar mesmo afundando!!!
Salve - se quem puder!!!!
beijos