1.9.08

A princesa do Apa

Existe uma cidadezinha, láááá na fronteira com o Paraguai chamada Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, que você nunca deve ter ouvido falar. Essa cidade tem um rio, chamado rio Apa, do qual você também não deve ter nem idéia de que cor seja. Mas vou lhe contar uma história: essa cidade e esse rio são muito, mas muito especiais.

Pense no canto mais aconchegante que você conhece. No frio pode ser em frente a uma lareira e no calor pode ser sob a sombra de um pé de jaboticaba. Bela Vista é tudo isso. Esta jovem centenária (soube que completou 100 anos este ano) viu nascer meus avós, meus pais, meus irmãos e a mim.

Apesar de ter saído bem pequenino de Bela Vista (com menos de um ano já estava com o pé na estrada) foi na beira do rio Apa que passei a maioria das minhas férias. Tomando banho, pescando ou desafiando paraguaios imaginários em noites de bebedeira.

No calor, estava lá com meus primos trepado em árvores para comer goiabas e laranjas ou numa roda de tereré na sombra de um também centenário pé de tamarindo. No inverno íamos para a Expobel, a feira agropecuária da cidade, para convidar as menininhas para uma volta na roda gigante. Isso na verdade nunca deu muito certo porque sempre ficava mais concentrado no meu medo de altura. Felizmente havia outros brinquedos.

Quem teve a felicidade de conviver com seus avós sabe o quanto é bom. No meio de tantas "artes" que aprontava com meus primos as broncas eram muito leves. Castigo? Nem pensar. Ao invés disso mimos com doces feitos com frutas colhidas no quintal de casa e fins de semana a andar a cavalo na fazenda.

Pode até parecer que eu estou protegendo a princesa do Apa, como ela é conhecida. Só porque tenho imensos laços afetivos. Pode até em parte ser verdade. Se você caísse de paraquedas hoje por lá talvez não achasse nada de mais. Mas quem já teve a felicidade (e foram poucos) de compartilhar esse mundo diz até hoje que morre de saudades de Bela Vista. E quem teve a oportunidade, lá voltou.

Só para completar o post, aqui vai um videozinho - que mais é uma seleção de fotografias- feito pela prefeitura de Bela Vista, pela comemoração dos seus 100 anos. O som, como não poderia deixar de ser, é de uma polca paraguaia. É onde o sangue Tupí-Guarani ainda corre forte!

0 comentários: