26.10.07

The Irish Famine Memorial

Entre os anos de 1845 e 1851 a população da Irlanda diminuiu aproximadamente 25% em função da grande fome que assolou o país. Uma doença que afetou as batatas - principal fonte de alimentação dos irlandeses - levou mais de um milhão de pessoas a morrer de fome e outras duas milhões a imigrar para outros países.


Outro dado relevante ligado à tragédia diz respeito ao fato da Irlanda ter sido colônia inglesa e, portanto, ser obrigada a exportar grande parte de sua produção agrícola para o império bretão. Uma palavra terrível sussurra ao ouvido quando se leva em conta que, provavelmente, a Inglaterra tenha usado a grande fome para conter os focos de rebelião que surgiam pela Irlanda: genocídio. Para saber mais sobre a Great Irish Famine.

Este conjunto de estátuas ficam às margens do rio Liffey e perto do prédio do parlamento irlandês. Mas existem outras homenagens como esta em outros países para onde os irlandeses imigraram em massa, como Canadá, EUA, Inglaterra e Escócia. Fiz as fotos nos nossos primeiros meses em Dublin.

0 comentários: