19.1.08

+ Brasil

Estava pensando com meus botões em coisas do Brasil que adoraria ter nem que fosse por cinco minutinhos. Depois de mais de um ano longe do meu país sinto uma falta tremenda de certas coisas que só encontro no Brasil. Fiz uma lista e fiquei pensando que também existem umas tranqueiras das quais não sinto a menor falta. Abaixo a primeira lista, das coisas que sinto falta:

10 - Cheiro de terra molhada - Como aqui chove o tempo todo, não dá tempo pra terra ficar sequinha, pedindo pela vinda de uma chuva. Aquele cheiro da terra, quando comeca a ser acariciada pelos primeiros pingos de chuva tem gosto de infância, de lugares distantes nas minhas lembranças. Tem cheiro de Brasil.

09 -Churrasco - Agora não estou falando só de carne. Se quiser comer churrasco não faltam churrascarias brasileiras e argentinas na Europa. Estou falando do fim de semana, dos amigos, da Skol geladíssima. E é claro que também estou falando da carne, que aqui nunca vai ser a mesma de uma legítima picanha preparada por mãos e brasa legitimamente brasileiras.

08 - Feijoada - Não é que eu seja um morto de fome, mas tem dias, com o frio daqui, que falta babar só de pensar num prato com feijão preto, arroz soltinho, agrião, farofa…pronto, já tô babando no teclado.

07 - Cerveja brasileira - Quando a gente vai em um pub daqui é possível beber cervejas do mundo todo, inclusive a brasileirinha Brahma (uma long neck é caaaaraaaa!!!). Mas nada de Skol, Bohemia, Original...é legal beber Guinness, Heineken, Budweiser, mas nada como uma geladíííssima cerva brazuca, sob sol escaldante pra dar graças a Deus pela cevada.

06 - Beber na rua - Não é querer ser o bebum oficial, mas dá uma saudade tremenda de sentar de bermudão, chinelo e camiseta num banco de frente com a praia e degustar qualquer coisa de natureza alcóolica. Aqui não pode beber na rua de jeito nenhum. Dá multa e até cana (no sentido de cadeia, não de cachaça, claro).

05 - Cachoeira - Tomar banho de mar é bom. Tomar banho de piscina é bom. Mas nada se compara a um bom banho de cachoeira. Daqueles que lavam a alma. Não tem estresse que resista a quinze minutos sob a força de uma queda d’água, massageando as costas e ensurdecendo os ouvidos para tudo que possa estar acontecendo no mundo.

04 - Sol - Só vivendo em um país que tem inverno praticamente doze meses por ano para saber a falta que faz o sol de cada dia. Mas isso não é exclusividade de brasileiros. Durante o verão irlandês (se é que dá pra chamar de verão), os parques ficam abarrotados de gente com qualquer tipo de desculpa para lagartear no curto tempo em que o sol brilha nesta ilha.

03 - Pescaria - Pegar peixe não é a questão aqui. O negócio são as horas tomando cerveja e conversando na beira de um rio enquanto vejo meu velho tirar um peixe atrás do outro e tirar sarro da minha cara. São momentos como esse que me fazem ter certeza da minha origem e para onde quero voltar um dia.

02 - Amigos - Ok, a gente está conhecendo novas pessoas todos os dias, fazendo novas amizades etc. Mas não há nada como sentar-se a mesa com amigos de infância e juventude, encher a cara e lembrar dos velhos tempos de molecagem e das raízes que nos ligam ao bom e velho brasilzão.

01 - Família - Aí nao tem jeito. A família aqui na Irlanda está resumida hoje a duas pessoas: eu e Ieda. Não tem como aumentar. Quer dizer, até tem, mas não está na hora ainda. Portanto, a família ganha disparado no quesito saudade do meu país. São pessoas presentes em toda e qualquer lembrança relacionada ao Brasil e por quem e para quem pretendemos voltar um dia.

0 comentários: