12.2.08

A Veja segundo Nassif

Comunicação é uma arma perigosa. Perigosíssima. Nas mãos de gente que sabe como usá-la os efeitos vão de derrubadas de presidentes a eleição de governos. Um dos melhores exemplos no Brasil é a revista Veja. Alguém tem alguma dúvida de que lado(s) a Veja está? Só sendo muito cego.

Bom, se cegeira for a desculpa, o jornalista Luis Nassif, em seu blog, joga uma luz sobre a Veja, em uma série de matérias que ele vem produzindo sobre a revista. Como resultado, a direção do semanário já está movendo processo contra Nassif. Sinal que incomodou.

Trecho do material produzido por Nassif:

"Gradativamente, o maior semanário brasileiro foi se transformando em um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho..."

"Durante todos os anos 90, Veja havia desenvolvido um estilo jornalístico onde campeavam alusões a defeitos físicos, agressões e manipulação de declarações de fonte..."

"A marketinização da notícia, a falta de estrutura e de talento para a reportagem tornaram muitos jornalistas meros receptadores de dossiês preparados por lobistas..."

Para ler mais sobre a série, clique aqui.

0 comentários: