19.9.08

Sanha buzineira

Cena do cotidiano: uma fila de carros parados no semáforo. Quando a luz verde aparece, antes que o primeiro carro da fila possa esboçar qualquer reação, o segundo já enfia a mão na buzina. Aqui em Lisboa é assim. Antes de pisar no pedal do acelerador, o (a) motorista prefere colocar seu veículo a gritar pelas ruas da capital.

Parece um costume cristalizado e independe da situação. Pode ser desde uma buzinadinha rápida no semáforo, como descrevi acima, a um ataque histérico somente porque alguém demora um pouco mais para estacionar. Já vi gente com a mão colada na buzina porque o colega da frente teve uma pane no carro. Pode?

E eu nem sei de onde vem todo esse stresse, já que Lisboa nem tem um trânsito assim tão caótico. O ideal era neguinho fazer um mês de curso de direção em São Paulo. Nem precisava ser nos horários de pico. Tenho certeza que voltava calminho, calminho para Lisboa.

Na minha opinião passava da hora da Câmara de Lisboa (é como se chama a prefeitura aqui) fazer uma campanha educativa. A poluição sonora, por si só, já é um problemão. Além disso, na minha opinião, da buzina para a violência é só um passo. Um se acha no direito de ter um chilique buzineiro e o outro pode se achar no direito de levantar o dedo do meio. Pronto. Pode estar armado o circo.

Buzina deveria ser usada para um único propósito: emergências (também pode ser usada de forma amigável, mas é pedir demais). Como meu chefe, que é irlandês, comentou dia desses parece que aqui em Lisboa as pessoas se esquecem que existem outras pessoas dentro dos carros. Pensam que estão buzinando para uma simples peça de metal.

1 comentários:

Ana disse...

Daniel, sabe a montadora Indiana q construiu o carro popular mais barato do mundo? Compraram um terreno aqui em São Paulo, e estão em negociação extra oficial com o nosso governo a fim de conseguir isenção de IPI, ICM e as tarifaçoes no tal popular. Estima - se, q, se rolar, o brinquedo vai sair num valor de R$5000,00 mais ou menos... Aí sim, vai ser engraçado imaginar largar um motorista mal educado num estágio no meio da Marginal Pinheiros...
(Prometo o post sobre eleiçoes para os próximos dias!)
beijo