9.2.09

As mazelas do amor. Com humor

Voltando ao assunto dos filmes indicados ao Oscar deste ano, vou comentar um que assistimos no último final de semana. Vicky Cristina Barcelona concorre com apenas uma indicação (melhor atriz coadjuvante para Penélope Cruz), mas vale cada minuto da sessão.

Depois de Match Point, Woody Allen voltou acertar a mão, mas com uma dose maior de humor. Isso não significa, no entanto, que não esteja lá os dramas do comportamento humano que sempre caracterizam seus filmes. Aliás, difícil não pensar o quanto são pesadas as consequências das escolhas em nosssas vidas.

Javier Bardem está muito bom no papel de espanhol-artista-plástico-sedutor-canalhão. Aliás, é legal ver artistas hispânicos se destacando por não serem essa eterna caricatura que ele representa sarcasticamente neste filme. É o caso dele e também de caras como Gael Garcia Bernal.

Scarlett Johansson e Rebecca Hall (Cristina e Vicky) são as duas amigas americanas que viajam a Barcelona e acabam envolvidas pelo personagem de Javier Bardem. Elas estão muito bem em seus papéis, mas têm a cena roubada pela interpretação de Penélope Cruz, responsável por dar um clima ¨Almodovariano¨na trama. Ela é a ex-mulher do pintor espanhol, completamente louca e insana. Indicação mais que merecida ao Oscar.

2 comentários:

Ana disse...

Geralmente não curto muito Woody Allen por ser avessa a melancolia excessiva, mas fiquei com vontade de assistir!!!
beijo

Daniel Escobar disse...

Vale a pena, viu Ana!