21.2.08

Parabéns aos cariocas

Associações de moradores do Rio de Janeiro estão fazendo bonito. Eles se organizaram e decidiram, em protesto pelo abandono da cidade, não pagar o IPTU de 2008. Uma jogada bem bolada, já que este ano é ano eleitoral e tudo quanto é prefeito adora dar aquela incrementada na cidade para se reeleger ou eleger alguém do seu círculo.

O prefeito Cesar Maia desafiou as associações de moradores a mostrar seus carnês não pagos e seu deu mal: eles o fizeram e ainda angariaram o apoio de mais comunidades, que agora também decidiram não pagar o imposto. Os cariocas nem mataram a cobra, mas já mostraram o pau!

As vezes eu digo que o brasileiro (incluindo-me na crítica) é acomodado e não reclama seus direitos, mesmo tendo sua carteira batida bem debaixo do seu nariz. Mas o que acontece é que a sociedade precisa ser mobilizada por entidades organizadas sem fins lucrativos ou políticos.

Descontentes nós temos aos montes. O segredo é COMO canalizar toda a raiva que milhões de brasileiros sentem todos os dias ao pagar impostos e não ver o retorno em melhoria de qualidade para população. E as entidades de classe têm o poder de reunir o povo que, junto, já mostrou que tem força de colocar as coisas nos trilhos.

Parabéns aos cariocas e que o exemplo deles sirva de gatilho para que mais associações tomem posição contra a pouca vergonha com o dinheiro público no Brasil.

0 comentários: