4.3.08

Gabeira prefeito
Uma esperança pode nascer no Rio


Não sou carioca. Não voto no Rio de Janeiro. Estive no Rio uma única vez na minha vida, para um passeio de um dia estilo Pão de Açúcar/Cristo Redentor. Tudo o que sei do Rio de Janeiro é o que eu leio nos jornais e na internet. E sei que o Rio de Janeiro tem hoje - até que se prove o contrário - um dos poucos deputados federais que honra o mandato que tem. E talvez tenha a chance de ter um prefeito que faça alguma diferença no mar de lama em que navega a política brasileira.

Ao anunciar a intenção de concorrer à prefeitura do Rio, Gabeira oferece uma alternativa para quem já não aguenta se arrastar até uma urna e, forçadamente, digitar o número do "menos pior".

Mas é bom ir devagar com as coisas: ninguém precisa rezar por um santo milagroso que venha lá do céu mudar tudo da noite para o dia. Só precisamos de um nome capaz de mobilizar sociedade e máquina pública para mostrar que um outro jeito de governar é possível, que não aquele onde todo mundo mete a mão.


Gabeira põe o dedo no nariz de Severino: "vamos iniciar um movimento para derrubá-lo"

Durante os três anos em que trabalhei em Brasília tive a oportunidade de ver de perto alguns dos discursos de Gabeira no plenário da Câmara dos Deputados. Ele mostrou fibra ao admitir aquilo que muitos brasileiros tinham entalado na garganta, quando disse que "sonhou o sonho errado com o PT". A sua saída do Partido dos Trabalhadores foi sintomática.

Peitou Severino "Mensalinho" Cavalcanti e liderou o movimento que o derrubou da presidência da Câmara. Mais tarde peitou Renan Calheiros enquanto presidente do Senado e do Congresso Nacional. Na política, para fazer isso é preciso saber que tipo de telhado se tem. Vamos ver do que é feito o telhado de Gabeira numa campanha a prefeitura de uma das mais importantes cidades do Brasil.

Neste jogo costuma-se bater abaixo da linha da cintura. Além disso Gabeira não tem um discurso acessível às pessoas de menor renda e um histórico de trazer à público temas polêmicos, como legalização da maconha e do aborto. Vamos ver como administra esses gargalos. Ele já está dando um passo importante ao propor uma campanha com outro tom. Leia a entrevista que ele deu para o blog do Pedro Doria aqui.


Gabeira peita Renan Calheiros e o PMDB pela criação de CPI´s

Nunca vesti camiseta de político algum, mas apoio abertamente a campanha de Gabeira à prefeitura do Rio. Não tenho segundas intenções. Não sou filiado a partido algum. Já disse que não voto no Rio e sequer estou no Brasil. Mas quero seguir acreditando em algo ou em alguém que possa fazer alguma diferença e mostrar que outra realidade é possível.

Tudo que a escória política existente do Brasil quer é que deixemos a esperança de lado e nos conformemos. Enganam-se aqueles que pensam que eles se ofendem quando alguém diz "político é tudo igual". Melhor para eles se todos forem nivelados por baixo e que o distinto público perca o interesse pela política.

Já me enganei antes e se estiver novamente...que diabos. O negócio é tomar um fôlego e continuar tentando.

0 comentários: