28.7.08

Meus 10 álbuns favoritos - Parte I

Ando com vontade de falar de música ultimamente. E estava matutando aqui com meus botões quais seriam os meus álbuns prediletos. A primeira e única lista que fiz aqui no blog foi dos meus 10 filmes prediletos e estava achando que precisava fazer outra.
Bem, os critérios que usei para escolha dos álbuns foram um tanto quanto subjetivos, mas levei em conta mais ou menos a importância histórica do disco na minha vida, a qualidade e a coesão. Vou explicar um pouquinho o porquê de cada escolha abaixo. A classificação não é algo bem apurado, mas foi o máximo que consegui em termos de organização. Eu dividi em duas partes para tornar a coisa mais interessante. Bem, vamos a primeira parte:


# 10 - News of the World
Queen -1977

Foi uma escolha difícil entre os três discos que o Queen lançou entre 1975 e 1976 ("A Night at the Opera", "A day at the Races" e "News of the World"). Mas no final das contas fiquei com o último deles por critérios subjetivos de escolha: é o que eu gosto mais e pronto. Além de dois clássicos definitivos ("We will Rock You" e "We are the Champions") o disco tem coisas pesadas como "Sheer heart attack", composições belíssimas como "Spread your Wings" e até um blues na voz de Brian My ("Sleeping on the Sidewalk"). Ainda tem "All Dead, All Dead", "It´s Late"...Enfim, um puta disco.


#09 - Black Sabbath
Black Sabbath - 1970

Este álbum está na minha lista por dois motivos. O primeiro é porque ele esteve bastante presente quando eu estava em um estado de espírito entre o puto/para baixo. Isso acontece porque esse disco realmente tem tanto qualidades agressivas quanto obscuras. O segundo motivo é histórico: esse álbum é influência para 10 entre 10 bandas de heavy metal. Mesmo quem não o cita como influência o tem e não sabia. Além da faixa-título (que tem os dois pés fincados na citada obscuridade) o disco conta, além de outros sons, com a gaita inconfundível de "The Wizard" e o baixo fabuloso de "N.I.B.".


# 08 - Go Back
Titãs -1988

Eu quase ia cometendo a injustiça de deixar esse disco de fora da lista. A maior parte da minha, digamos, formação musical é composta por bandas internacionais. E eu fiquei pensando qual disco nacional teria tido um forte impacto para entrar nessa lista. Foi então que deu um "clic"! Eu ganhei esse disco ao vivo dos Titãs quando tinha lá pelos 13 ou 14 anos de idade, ouvi e cantei até cansar músicas como "Marvin", "Polícia", "Pavimentação", "Bichos Escrotos" e por aí vai a lista de clássicos deste álbum. Acho que foi mais ou menos por aí que eu descobri que tipo de música faria a trilha sonora de vários momentos da minha vida (o que não é pouca coisa).


#07 - Powerslave
Iron Maiden - 1984

Pois é. Tem Iron Maiden nessa lista. E já vou adiantar: mais de um. Para quem aprecia heavy metal esse álbum, ao lado de "Painkiller", do Judas Priest, é indispensável. Também tem outro que eu vou citar mais adiante. "Powerslave" marca o auge da carreira do Maiden. Só isso. Foi com esse disco debaixo do braço que os caras foram fazer a maior turnê da carreira, com palco pegando fogo e Eddie vestido de múmia. "Aces High" é quase um hino para os cidadãos que andavam batendo cabeça entre as décadas e 80 e 90. Depois tem "2 Minutes to Midnight", "Losfer Words", "Powerslave" e a mega-épica "Rime of the Ancient Mariner". Obra-prima.


#06 - Led Zeppelin IV
Led Zeppelin -1971

Tocar uma guitarra imaginária (no meu caso era um baixo) era uma coisa bem legal quando eu estava sozinho no quarto lá pelos meus 15 anos de idade. As vezes acenava para platéia, tocava com outros músicos imaginários...enfim, era um show até alguém entrar no quarto e você se sentir a criatura mais ridícula da face da terra. Uma das minhas músicas prediletas para bancar o rock star no meu quarto é deste disco. "Rock n´Roll" era a música que eu imaginava tocando caso tivesse uma banda. Além disso, o álbum está recheado de clássicos: "Black Dog", "Misty Montain Hop", "Going to California" e até a já saturada "Stairway to Heaven".

Meus 10 álbuns - Parte II

0 comentários: