4.8.08

Meus 10 álbuns favoritos-Parte II

Continuando a lista dos meus 10 álbuns favoritos, segue abaixo os cinco finalistas:

#05 - The Time of the Oath
Helloween -1996

Eu disse que um dos critérios para escolha dos álbuns era a consistência dos mesmos. E se tem um disco que eu considero consistente é este. Do começo ao fim o ritmo, a pegada e a intensidade são mantidas seja nas faixas mais pesadas (como "Wake up the Mountain" e "The Time of the Oath")como naquelas mais melódicas (como a linda "A Million to One"). O disco, todo baseado nas profecias de Nostradamus, tem peso, belas composições, arranjos perfeitos e uma das melhores formações que o Helloween já teve. Destaque para o baixista Makus Grosskopf, que na minha opinião é um dos melhores baixista de metal de sempre. Este é o outro disco obrigatórito para quem aprecia heavy metal.


#04 - Demons and Wizards
Uriah Heep - 1972

Eu levei um tempo até descobrir um lado mais mágico do rock. No começo tudo era peso. Mas com o tempo fui abrindo os olhos para outras coisas menos pesadas, porém não menos interessantes. Tudo começou muitos anos antes, como veremos na primeira posição desta lista. Ainda que tardiamente, este disco do Uriah Heep caiu-me nas mãos e fiquei maravilhado com composições como "Circle of Hands", "Easy Livin" e "Traveller in Time". Antes da gente baixar MP3 na internet, a pirataria era emprestar um bolachão e copiá-lo numa fita K7 para ouvir no carro (putz, que velho!!!). E foi desta forma que esse álbum foi tornar-se trilha sonora em inúmeras baladas e fogueiras (depois eu comprei o CD, claro).


#03 -Piece of Mind
Iron Maiden -1983

Então. Eu falei que tinha outro Maiden na lista. Acho que uma das coisas que mais gosto é a crueza deste disco, algo que a banda não conseguiu repetir. Depois dele veio muita coisa boa, mas não com a simplicidade e crueza deste álbum. O engraçado é que ele me chegou às mãos por acidente. Um amigo não gostou e me deu de presente. Tinha até uma faixa riscada (neste blog se fala em disco de vinil e fita K7 se você não percebeu!). "Flight of Icarus" foi durante muitos anos para mim o hino definitivo do heavy metal. Não havia canção que rivalizasse. Além dos clássicos absolutos ("The Trooper, "Revelations", "Where Eagles Dare"), este disco conta com pérolas desconhecidas do grande público como "Die With Your Boots On" e "To Tame a Land".


#02 - The Dark Side of the Moon
Pink Floyd - 1973

Poucos álbuns me fizeram viajar tanto quanto este. Em termos de produção não há igual. As backing vocals, os arranjos, os sons de fundo. Fora que eu comento isso mais de 20 anos depois do lançamento do disco. Mas já li matérias sobre como as pessoas ficavam assombradas com o helicoptero voando de um fone para o outro no ouvido. Além disso há toda a temática em torno da loucura e o que é ou não real. A última estrofe de "Eclipse" sintetiza o disco: "And everything under the sun is in tune /But the sun is eclipsed by the moon". O álbum ainda está recheado de clássicos como "Brain Damage", "Money" e "Us and Them". Este disco é algo que nem todo dinheiro do mundo ou tecnologia disponível serias capazes de criar, porque é uma obra de mentes e corações que estavam no lugar e na hora certa.


#01 - Aqualung
Jethro Tull - 1971

Este foi o disco que abriu meus olhos para outras sonoridades. Mais do que isto foi o disco que tornou-se a trilha sonora de uma época. A ponto de muita gente perguntar lá pelas altas da noite se seria possível aquele mesmo disco continuar tocando após horas e horas a fio. A flauta mágica de Ian Anderson presente nas músicas tinham a capacidade de sintetizar algums momentos de extrema alegria, misturada com tristeza e descoberta daqueles tempos. Não é um disco para destacar uma canção, mas para ser ouvido e saboreado por inteiro. Se Pink Floyd tem um "quê" de cidade, Jethro Tull tem cheiro de mata, som de estalo de fogueira e um toque de brisa fresca da madrugada, traduzida em liberdade. Como disse, não é possível citar apenas uma música, portanto aí vão todas as faixas que compõem o disco.

  1. (06:31) "Aqualung"
  2. (04:06) "Cross-Eyed Mary"
  3. (01:21) "Cheap Day Return"
  4. (03:51) "Mother Goose"
  5. (01:53) "Wond'ring Aloud"
  6. (03:14) "Up To Me"
  7. (07:08) "My God"
  8. (03:14) "Hymn 43"
  9. (01:13) "Slipstream"
  10. (04:23) "Locomotive Breath"
  11. (06:01) "Wind Up"
Meus 10 álbuns - Parte I

0 comentários: