2.10.08

Nacionalismo perigoso

Abri o jornal que leio diariamente aqui - o "Público" - e fiquei impressionado com o que eu vi. Um partideco de extrema direita chamado Partido Nacional Renovador (PNR) achou por bem colocar um outdoor em um dos locais mais movimentados de Lisboa com dizeres racistas e xenófobos. Ridículo e perigoso.

Eu já havia comentado que poderia haver algumas situações deste gênero em função do aumento da criminalidade em Lisboa. Um dos fatos marcantes mais recente foi uma tentativa de assalto a uma agência do BES. A imprensa vem tratando o assunto com muita maturidade, mostrando inclusive que a imigração e a criminalidade não estão necessariamente conectadas. Mas sempre há os espíritos de porco, como os caras desse partido.

O Público entrevistou várias pessoas que passavam pelo local e a grande maioria repudiou o cartaz (apenas uma senhora disse ser favorável a um controle mais rigoroso da imigração). É isso que se vê nas ruas. E é o que se viu nas urnas, já que o PNR teve só 0,16% dos votos nas últimas eleições.

Um detalhe curioso é que essa não é a primeira vez que o PNR levanta um outdoor contra a imigração. Em resposta, os caras do Gato Fedorento (sempre eles) também colocaram um outdoor satirizando esta coisa ridículo a perigosa que é o extremo nacionalismo.


4 comentários:

Ana disse...

Gente, que absurdo!!!! Isso não é crime em Portugal??? No Brasil os caras do partido responderiam por discriminação:
"Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."

"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa

Ponto para os tupiniquins!
PS: essa lei previamente falava apenas sobre discriminaçao de raça ou cor. Foi durante o governo FHC que ela sofreu essa brilhante modificação...Ai, que saudade do Seu Fernando!!!!!!
beijo

Daniel Escobar disse...

Pois é Ana. Na minha opinião esse outdoor nunca poderia sequer ter sido levantado aqui. E é uma coisa muito perigosa, pq por aqui já existem alguns grupos racistas. Esses miolos moles desse partido só representam mais combustível para esses grupos. Dependesse de mim, um partido como esse deveria ser proibido de existir.

Anônimo disse...

Acredito que eu seja uma das pessoas que mais odeie racismo. Isso me dá nojo! E como o Dan já disse, sentimos isso aqui na pele, juro que nunca imaginei passar por algo assim. Enfim...tudo faz parte da história. Paciência e bola pra frente.
Ps: desculpa Ana...mas saudade do FHC é o que nenhum brasileiro deveria ter! Não tenho saudade de ladrão.

Ana disse...

Ieda, pra vc ver como a coisa tá feia por aqui.... Quando disse que tenho saudade do FHC é apenas pq, no meu ponto de vista, o Lula consegue ser ainda pior...Afinal, tb é ladrão, e além disse faz dos companheiros, um bando de palhaços!!!!
Beijão