10.3.09

Domingo no cinema

Como havia dito anteriormente, eu tinha planejado comentar alguns dos filmes nomeados ao Oscar este ano. Entre atrasos para ir ao cinema ou atualizar o blog fui deixando o assunto de lado. Veio a entrega dos prêmios e não falei nada. Mas tenho ido ao cinema ultimamente e decidi juntar aqui comentários de alguns dos filmes que vi recentemente. São três bons motivos para sair de casa no fim de semana e uma bomba. Vamos a eles.

O Leitor

Você pode até sentir um sentimento dúbio em relação a personagem de Kate Winslet, mas é impossível negar que o primeiro Oscar da atriz foi mais do que merecido. Faz algum tempo que sou fã dela. Desde Titanic para ser sincero. Depois veio "Em busca da Terra do Nunca", "Brilho Eterno de uma Mente..." etc. E neste filme ela está ousada e profunda como uma guarda de um campo de concentração nazista que é julgada por seus crimes. Um trabalho fantástico.

Quem quer ser Milionário

O vencedor do Oscar. Não posso dizer ainda se merecidamente ou não porque não vi todos (e para ser sincero não estou com muita vontade de ver Frost Nixon). De qualquer forma é um filme muito bom. É uma daquelas obras que, se eu fosse cineasta, pensaria "por que diabos não tive essa idéia antes?". Simples e bom. Basicamente a história é sobre um cara que sai de uma favela indiana - movido pelo amor que sente por uma mulher - e acaba tendo a chance de se tornar um milionário da noite para o dia. O interessante é que o filme repete a história da personagem, uma vez que teve um orçamento super baixo e quase ia sendo lançado direto para o DVD. E chegou onde chegou.

Operação Valquíria

Esse filme não teve uma nomeação sequer para o Oscar. Mas merecia. Um filmaço. Tenso, com uma produção caprichada e atuação corretíssima de Tom Cruise. Um grupo de dissidentes nazistas sonha em ver a Alemanha livre de Hitler e monta vários planos para eliminá-lo. A estratégia mostrada no filme (comandada pela personagem de Cruise) é baseada em fatos reais e o diretor consegue realmente colocar o espectador no meio da trama, em que o sucesso ou o fracasso podem custar a vida dos conspiradores. Vale a pipoca!

O Casamento de Rachel

Chaaaaaato de doer. Queria saber porque diabos Anne Hathaway foi nomeada para o Oscar de melhor atriz por esse trabalho. Chega a ser uma afronta tendo em vista a concorrência com Kate Winslet. Ela faz o papel de uma ex-junkie que retorna da clínica de reabilitação exatamente quando sua irmã mais velha prepara-se para casar. É isso. O resto é mastigação de problemas familiares. Vou emprestar um comentário que vi no jornal "Público" daqui de Portugal para resumir esse filme: "a impressão é que fomos convidados para um casamento onde não conhecemos ninguém e não sabemos bem ao certo porque aceitamos". Passe longe.

0 comentários: