6.5.09

Um país de trouxas

Eu já disse aqui e repeti. Reclamar da pouca vergonha com o dinheiro público no Brasil virou lugar comum. As pessoas não dizem o que pensam por dois motivos: primeiro pelo medo de cair na vala do senso comum. Em segundo lugar porque ninguém dá a menor pelota mesmo.

Todo mundo quer seguir com sua vida, pois está completamente institucionalizado o "isso é assim mesmo" e o "rouba mas faz".

É por este motivo que eu acho ótimo quando um jornalista tem a coragem para vir a frente de uma emissora como a RBS TV e dizer umas verdades. Foi o que fez o Luiz Carlos Prates no vídeo abaixo.

É uma pena que falte indignação e falta de vergonha na cara por parte dos movimentos que deveriam liderar uma mudança de comportamento na política brasileira.




A dica do vídeo veio por e-mail, do meu velho chapa de indignação Eduardo Frick.

3 comentários:

Anônimo disse...

É até inspirador!

Pablo.

Ana disse...

Recebi esse vídeo por e-mail tb, Dan....Mas juro, fiquei pensando no tá, mas e aí? Qual é a resposta? A gente deixa então de pagar imposto e cada um por si paga as contas e ajuda as pessoas?
A gente para de trabalhar, vai lá no Planalto e tira a negada de lá num movimento que seria maravilhoso...e aí? Como a gente sabe q os próximos não farão o mesmo? teremos que fiscalizar nós mesmos? Enquanto isso, quem paga as nossas contas????
Juro que isso não é um senso comum da minha parte não...é um tipo e aí? alguma luz aí?
O mais longe que consigo chegar é na idéia de que jornalistas como esses que não são tão raros assim, graças a Deus, deveriam usar a máquina da mídia pra criar reality shows estilo O Aprendiz, os Big Brothers em busca de planos para serem votados em plebiscito nacional como modo de tarifação de impostos por exemplo...ou como planos para o ensino público, transporte...energia...as questões com as quais o Governo se depara sem conseguir resolver de forma limpa.
Assim, o ganhador levaria uma grana sem precisar roubar, de repente até um patrocínio pra campanha política q fosse...mas, acima de tudo, o povão que adora e dá audiência a um reality, poderia ter acesso a decisões de cunho tão importante, assim como poderia se arriscar a "ser político por 3 meses"....
Claro...logo eu acordo e vejo q não é uma idéia tão boa assim...mas eu tô tentando...juro!
Alguma idéia por aí?????
beijão

Daniel Escobar disse...

Ana,

Eu defendo muitas vezes o senso comum. Se falar que esses caras roubam, são sacanas com o dinheiro público, que tem gente que morre nos hospitais enquanto eles fazem farra é senso comum então vou continuar repetindo isso até que as pessoas aos pouquinhos se cansem da pouca vergonha.

Eu sou só um bloguinho...um pontinho insignificante no meio do infinito da rede virtual. O que eu escrevo aqui adianta alguma coisa? Pode ser até que não. Mas quando eu escrevo, você escreve e muitas outras pessoas que hoje têm acesso ao computador e internet o fazem alguma coisa já começa a acontecer.

Melhor ainda se um cara tem coragem e espaço para colocar a cara na tv e chamar os caras pelo nome que eles merecem: safados.

Não dizem que uma mentira repetida muitas vezes acaba virando verdade? Então. Quem sabe uma verdade repetida muitas vezes não acaba virando...mudança.

Beijos